Moral e Política

Debates e outras discussões que envolvem os temas da ciência, religião, política e filosofia.
Post Reply
Comunist
Membro
Membro

Moral e Política

Post by Comunist » Fri Dec 16, 2016 6:57 am

Olá a todos meus amigos e amigas do EOFclub. Venho nesse post trazer uma visão minha sobre a moral e a política e qual o meio certo de fazer com que as duas se entrelacem.

Primeiros temos que assumir um conceito de moral, moral, nesse caso, seria um gatilho individual de algo que você não faria de maneira alguma. Para ilustrar isso, podemos usar uma frase de Machado de Assis.

Frase:
"A ocasião não faz o ladrão, apenas o revela." Machado de Assis.

Mas assim a moral fica vaga em dois paralelos: não fazer porque é imoral, ou não fazer para não se ferrar no futuro.
E novamente, para ilustrar essa situação temos a seguinte simulação:

"Existia uma padaria de frente a um aeroporto internacional. Por dia, essa padaria recebia vários visitantes, em sua maioria estrangeiros. Essa padaria era fundada por uma sociedade entre João e José, o preço para a compra de 3 pães era de R$0,50. João sempre vendia os pães pelo preço justo, de cinquenta centavos pois jamais pensaria em cobrar mais caro e enganar um 'gringo idiota' já José, cobrava cinquenta centavos pois sabia que se cobrasse mais caro ficaria mal falado e assim perderia a reputação."

Fica claro aqui que João cobrava o certo pela moral e José pelo orgulho e egoísmo.

O que eu quero dizer é que moral é diferente de se livrar de problemas futuros. Ser bom por medo é tão mau quanto quanto fazer o mal.

Então, a grosso modo temos até aqui que moral define as ações de um indivíduo entre o praticável e o impraticável. Porém, assim como todos os outros conceitos existentes, certo e errado é totalmente relativo variando de indivíduo para indivíduo. Entretanto temos as morais populares, um conjunto de regras que variam de região para região, de crença para crença e assim adiante. E é ai que política e moral se entrelaçam causando, muitas vezes, descontentamento de uma parcela grande da população.

De fato, seria irreal sugerir uma gestão que alegrasse a todos os cidadãos de um Estado. Sendo assim, para a política não interferir da moral seja individual, seja popular, ela não deve apoiar seu regimento em tais morais.

No meu conceito de regimento perfeito o governante deve olhar para os problemas do povo, ignorar seu conceito de certo e errado, e procurar a solução com o menor custo (custo humano, monetário, energético e etc).

Um Estado não deve ser regido pela moral do seu povo simplesmente porque o povo, na sua grande maioria, não sabe o que quer tampouco do que precisa.

Trazendo isso para a nossa realidade, fundamentar um argumento anti-abortista no simples fato de "ser uma vida" e ser imoral tirar uma vida é de tamanha falta de conhecimento que me assusta. Existem N argumentos contra o aborto que não são fundamentados em uma moral. Fundamentar argumentos em algo relativo é apoiar-se na lama.

Resumo da ópera:
Moral é um gatilho individual de algo que não faríamos de maneira alguma (isso depende um pouco da situação pois, em situações onde os instintos precisam atuar, geralmente perdemos nossos culhões).
Sem bom por medo não é moral.
Um Estado não deve se fundamentar na moral do seu povo.
Fundamentar argumentos em algo relativo é apoiar-se na lama.

Espero que tenha ficado claro para vocês o que eu quis dizer com esse texto. Lembrando que essas são ideias minhas fundamentadas em ideias de moral de Kant, entre outros filósofos.

Fica aberto a diálogos e esse texto pode ser republicado dando os créditos ao seu criador, o famoso eu.

Uma vida longa o suficiente para ser próspera a todos. Até mais ver
A ocasião molda o homem

Kodo no Kami
Admin
Admin

Re: Moral e Política

Post by Kodo no Kami » Sat Dec 17, 2016 2:41 am

muito legal o post curti muito, realmente moral é meio dificil de definir analisando como um todo mesmo porque o certo e o errado é bastante subjetivo o que pode ser certo para voce pode ser errado para mim ou vice versa ou o que é certo hoje pode ser errado amanhã depende muito princicipalmente da cultura e das leis ou regras da sociedade em boa parte das vezes o que definimos como certo ou errado é apenas um consenso do mesmo ^^
Image

que desagradavel ~ mirai kuriyama

fascist_
Moderador
Moderador

Post by fascist_ » Sat Dec 17, 2016 7:39 am

Supondo que o que você disse nao tem furos, a pirataria deveria ser legalizada. Informaçao nao é propriedade e isso pode ser provado. Se uma pessoa acha certo que o autor tenha um retorno e ela pague pela informaçao, nao pode obrigar os outros a fazer o mesmo.

E no que é baseado TODAS as leis e direitos? Numa ideologia, que pode ser, ora coletivista, ora individualista. E olhe so, o coletivista social acha mais moral a igualidade social e economica, o individualista, acha mais moral cada um cuidando da propria vida. Outra reflexao: no que é fundamentado a moral? A moral é medo? Piedade? O que é piedade? Por que eu nao mato? Por que eu pago pelos filmes que assisto? E se para Kant nao existe uma verdade, quem é o Estado pra nos dizer o que fazer? A vontade de viver existe, por isso o Estado existe.

@dead@

gjuniioor
Vip
Vip

Post by gjuniioor » Mon Dec 19, 2016 1:16 am

Boa! Bom pensar que um governo - ou qualquer figura de liderança - não deve basear suas decisões na maioria das opiniões, tampouco no calor que uma situação pode gerar.

Moral é algo bastante complicado de ser conversado, principalmente quando se pensa em um lugar que há regras a seguir para a boa convivência. Partindo desse princípio que (meio que) a ideia de desobediência civil foi surgindo.
"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor

https://github.com/gjuniioor
https://gjuniioor.github.io

https://lampiaosec.github.io

Post Reply

Return to “Ciência / Religião / Filosofia / Política”