A felicidade

Debates e outras discussões que envolvem os temas da ciência, religião, política e filosofia.
Post Reply
Comunist
Membro
Membro

A felicidade

Post by Comunist » Sat Feb 11, 2017 10:34 pm

Com o tempo, muitos pensadores tentam definir o conceito de felicidade.

A proposta por Nietzsche, é a seguinte, o momento feliz é o que você deseja repetir para todo o sempre, sem mudar nada, hoje, amanhã e depois, tudo igual, sem tirar nem por. Isso é descrito por ele no Eterno Retorno.

Seguindo esse conceito filosófico, conseguimos fazer uma reflexão da hipócrita felicidade proposta a nós no meio em que vivemos.

Creio que como os camaradas aqui do fórum têm uma mente mais aberta à realidade, sabem que a felicidade é mais do que o modelo de vida proposto pelo nosso ambiente, mas para dar finalidade ao meu texto tenho que explicar a felicidade a qual critico.

Aos quatro anos a criança entra na escola, lá, ela escuta que quando fizer dez e sair do ensino fundamental I tudo será melhor, afinal, o que pode ser mais emocionante que escrever à caneta né. Os dez anos chegam, o primeiro contato com o Ensino Fundamental II é magnífico, é um espetáculo de novidades a qual a criança sempre esperou, logo ela escuta dos seus colegar que quando fizerem quinze e entrarem no Ensino Médio é que a vida realmente vai começar a ser boa. Daí pra frente os próximos 5 anos a criança passa a esperar o glorioso dia o qual sairá do Ensino Fundamental. Daqui pra frente deixo o futuro da nossa criança a mercê da imaginação dos camaradas.

Corremos no deserto atrás da felicidade, a areia entra em nossos olhos e nos impede de ver os reais momentos felizes, quando nos esgotamos ao ponto máximo, nossas pernas não conseguem mais correr, não sabemos mais se a felicidade realmente vale a pena, todo o tempo sendo otimista foi gasto em vão, você senta, ascende um cigarro, serve um copo de whisky com 3 cubos de gelo, e aceita a morte.

A felicidade não está em tentar mudar o futuro ao seu bel prazer, a felicidade é aceitar o presente e fazer dele único e infinito.

Sigolo, 11/fevereiro/2017 23:34

Comentário do autor:

Esse texto é um resumão dos meus pensamentos durante essas últimas semanas, se quiser complementar ou debater sobre o texto sinta-se livre pra responder o tópico.

Vou tentar ser mais ativo aqui.

Até mais, camaradas.
A ocasião molda o homem

fascist_
Moderador
Moderador

Re: A felicidade

Post by fascist_ » Sun Feb 12, 2017 2:40 pm

Acho que a definiçao do Nietzsche de felicidade é a mais precisa. Sabia que o Eterno Retorno também tem uma interpretaçao metafisica? https://en.wikipedia.org/wiki/Eternal_return Parece ser bem interessante o livro de onde saiu o textinho do Eterno Retorno do Nietzsche, A Gaia Ciência, estou querendo ler ele, porém nao acho versao em português.

É como você disse mesmo, a felicidade se trata do presente e nao do futuro. Pra mim, ela é mais uma interpretaçao do mundo do que qualquer outra coisa, se você depender muito do ambiente externo, esta fadado a ser infeliz.

Nao me surpreende que a massa mais uma vez erre sobre o funcionamento das coisas, o que deixa eles de pé é a esperança de um futuro melhor, eles nao vivem o presente. Olham pra alguém da TV (ou em qualquer outro lugar) e falam "quero ser ele/quero ter isso" e é claro que a maioria nao consegue, entao eles ficam constantemente se decepcionando por causa da perspectiva defeituosa deles de ver o mundo, todos ficam numa corrida de ratos pra ver quem adquire mais dinheiro achando que isso que vai trazer a felicidade. O que move eles é a esperança.

Frase do dia: "os espelhos deviam pensar antes de refletir" Timóteo Pinto.

Post Reply

Return to “Ciência / Religião / Filosofia / Política”