ZeroNet, a melhor rede P2P

Postagem de conteúdo relacionado á redes descentralizadas.
Post Reply
fascist_
Moderador
Moderador

ZeroNet, a melhor rede P2P

Post by fascist_ » Wed Jan 04, 2017 8:50 am

Zeronet, a melhor rede p2p

(so repostando o que eu tinha escrito)

Esse post é uma argumentação de porque a ZeroNet é a melhor rede P2P. Cheguei nessa conclusão depois de uma incansavel noite procurando uma rede p2p pra começar a produzir conteudo.

Gosto sempre de relembrar a internet de antigamente pras pessoas, que de certa forma, era muito mais peer to peer do que hoje em dia. No inicio, todo mundo (muita gente) iniciava o site pessoal quando iniciava o computador, ninguém tinha esse medo tosco de hoje em dia de abrir port. Você não precisa de um Instagram, porque seu PC sozinho podia fazer isso. Qual eram os problemas? O primeiro, mas o menos pior, é que não era anonimo. O segundo é que as pessoas não deixavam o PC ligado 24h, então quando desligava, o website logicamente caia. Era uma linda epoca em que grande parte das pessoas sabiam HTML.

O segundo e principal problema foi resolvido com o surgimento do P2P, o site não caia porque tinha mais de uma pessoa pra hostear. Uma pessoa que hostea, é chamada de seed, quanto mais seeds, mais chances o site tem de ficar no ar mais tempo.

Quatro argumentos da superioridade da Zeronet.

1. Ela é uma mistura de três grandes redes. Pra anonimidade, ela usa o Tor. Pra a criptografia, ela usa o sistema de Bitcoins. E pro proprio P2P, usa o sistema de Torrents.

2. Diferentemente da Freenet (otima rede tambem), não é necessario abrir ports do roteador pra usar, ja que você esta conectado com o Tor. Se tornou uma burocracia abrir ports nos dias de hoje, isso salva.

3. Eh anonimo, urray! (Diferentemente do que alguns pensam, p2p nao é necessariamente anonimo, mas essa rede é).

4. A melhor coisa dessa rede, sem duvidas, é o fato de você poder upar e MODIFICAR os sites (Freenet nao permite isso). Pensem comigo, se um monte de gente tem o seu arquivo no PC deles, imagina como é dificil você pedir pra cada um atualizar eles quando você quer, bem, a ZeroNet faz o impossivel. Como ela sabe que você é o admin do site? Usando sistema de assinatura digital :3 e eu presumo que seja baseado no sistema Bitcoin.

Post Reply

Return to “Redes Descentralizadas / Torrents”