[artigo] A assustadora verdade sobre os malwares

Postagem de conteúdo sobre malwares (trojan, keylogger, virus, backdoor)
Post Reply
fascist_
Moderador
Moderador

[artigo] A assustadora verdade sobre os malwares

Post by fascist_ » Fri Jan 06, 2017 12:29 pm

Vou começar a traduzir uns textos legais que acho por ai.

Ha quem diz que ja perdemos (tem quem diga que ja faz uma decada que nos perdemos), que o mau venceu e que ninguem mais pode confiar nos antivirus.

Eu sendo um profissional da area de segurança, nao recomendaria ninguém surfar a web sem usar um antivirus, você ainda precisa de um para nao ser vitima de malwares meia boca que "trollam" a Internet, os antivirus nao podem fazer mais do que isso.

A verdade é que os antivirus sao como penicilina, nao sao tao util contra superbugs.

Os malwares estao ficando cada vez mais dificil de serem parados porque cybercriminosos estao usando tecnicas cada vez mais sofisticadas. Vinte anos atras, cybercrimes nao eram mais do que uma brincadeira ou emails scam de nigerios - hoje em dia, é uma industria multibilionaria com o suporte de governos estrangeiros, ex-espioes e agentes de segurança, engenheiros, matematicos e organizaçoes criminosas. Esse tipo de criminosos estao criando todo tipo de truque para fazer os malwares mais dificeis de serem detectados, isso significa que os antivirus da sua casa e de seu trabalho sao basicamente inuteis.

Como um hacker deixa os malwares indetectaveis? Existem varias tecnicas para se fazer isso, mas as três melhores sao "wrappers", "packers" e "crypters" (heheh).

Um wrapper é uma ferramenta que combina o malware com outro arquivo legitimo, como PDFs, documentos Words, apresentaçoes Power Point. Isso permite que o malware te engane fazendo você achar que esses sao arquivos legitimos. Com packers, o malware nao esta escondido, ao invés disso, ele esta tao comprimido que o antivirus nao consegue ler a assinatura dele, ou o unico codigo que permite saber que é um malware. Finalmente, com crypters , o malware esta trancado atras de um algoritmo complexo que impede que o antivirus possa saber de qualquer coisa - isso deixa quase impossivel de analizar o malware.

A coisa fica ainda pior, o mercado negro agora ajuda os criminosos a testar o malware deles para ter certeza que ele nao sera detectado (o autor esta se referindo ao virustotal e coisas do tipo), esses serviços testam contra grandes antivirus, como McAfee, Symantec, Trend Micro, Kasperky e Bitdefender. O mercado negro oferece outros serviços, como "crimeware", kits que vêm com malwares prontos, completo com suporte 24/7, para ajudar criminosos a hackearem seus alvos.

O que deixa as coisas ainda mais apavorosas, é que nao so os computadores estao sendo vitimas, os malwares agora podem operar em varias plataformas. Pesquisadores em Liverpool provaram que era possivel infectar um roteador Wifi e espalhar o malware para todos os aparelhos que se conectam ao roteador.

E quantos ao futuro dos antivirus? A industria esta se esforçando para criar sistemas que podem prever o malware antes que o ataque ocorra, algo equivalente ao filme Minority Report so que para o mundo cibernetico. O governo americano esta apoiando esses projetos para que eles possam se concretizar. Pesquisadores estao tambem procurando maneiras de enganar os malwares para que eles se desativem uma vez que eles cheguem no PC da vitima.

Por enquanto, os consumidores estao sozinhos para se protegerem de cybercriminosos.Você nao pode confiar no antivirus para se proteger. O unico jeito de você se proteger é sendo esperto, use um computador dedicado para acessar conta do banco, implemente autenticaçao de dois fatores sempre quando possivel, nunca reuse senhas e faça backup de todos os seus arquivos importantes. E assume que é so uma questao de tempo antes de você ser hackeado, para que você possa se planejar quando isso ocorrer.

Esse artigo me deu um norte quando comecei a me interessar por malwares (KKKKK), por isso acho ele legal. Muito do que anoto em TXTs eu nao sei a fonte, entao nao sei de onde ele vem :/
Last edited by fascist_ on Fri Jan 06, 2017 12:39 pm, edited 1 time in total.

gjuniioor
Vip
Vip

Re: [artigo] A assustadora verdade sobre os malwares

Post by gjuniioor » Sat Jan 07, 2017 12:34 am

Sobre essa onda de antivírus e tals, vale a pena dar uma olhada aqui:

E aqui:

"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor

https://github.com/gjuniioor
https://gjuniioor.github.io

https://lampiaosec.github.io

fascist_
Moderador
Moderador

Re: [artigo] A assustadora verdade sobre os malwares

Post by fascist_ » Tue Feb 21, 2017 2:22 pm

gjuniioor wrote:Sobre essa onda de antivírus e tals, vale a pena dar uma olhada aqui:

E aqui:

To curtindo bastante esse canal :V

Post Reply

Return to “Malwares”