[Dicas] Bancada e softwares para eletrônica

Postagem de conteúdo relacionados a eletrônica
Post Reply
51M0N
Admin
Admin

[Dicas] Bancada e softwares para eletrônica

Post by 51M0N » Tue Oct 13, 2015 4:35 pm

Abaixo cito algumas ferramentas para quem quer estudar/trabalhar em projetos eletrônicos/elétricos/mecatrônicos

Bancada para eletrônica

- Estação de solda com temperatura variável : permite trabalhar com componentes sensíveis, uma marca que a galera recomenda é a Weller WES51. (obs.: meu irmão queimou alguns componentes da placa do xbox nessa brincadeira qd começou com os destraves de consoles..kkk)

- Multímetro: verificar suas conexões e diagnosticar seu circuito, tem muitos ai no mercado que são baratos; uma das marcas mais conhecidas não muito barato é o Extech MN47

- Fonte de bancada : você vai precisará de alimentar o seus circuitos, existem fontes compradas mas pode encontrar alguns projeto na internet para esse caso, veja quais projetos você ira fazer para comprar/fazer uma que se adeque a seus circuitos.

- Osciloscópio: com a medida é for avançando em seus projetos precisará de osciloscópio com ele você ira diagnosticar circuitos e fazer análises mais sofisticadas, um modelo conhecido é o Rigol DS1102E.

- Componentes/materiais: tenha capacitores, resistores, LEDs, potenciômetros, transistores, plugues, switches, protoboards,fios,enrolador de bobinas(DIY), fluxo para solda, álcool isopropílico,fio de solda, fio de desoldar, helping hands (são aquelas garrinhas de metal com uma lupa), boa luminação na bancada e etc

Alguns softwares para simulações,cálculo, projetos

NI Multisim
Proteus Professional (muito útil)
EWB – Eletronics Workbench
Matlab
Solidworks/autocad
software FEMM
ANSYS Maxwell 2D/3D
FluidSIM

Existem outras ferramentas de bancada e outros softwares de simulação mas foi o que me veio a cabeça e ja tive contato..eheheh
"Você, eu, nem ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente (...). É assim que se consegue vencer." by Rocky Balboa

Rafassj.sor
Membro
Membro

Re: [Dicas] Bancada e softwares para eletrônica

Post by Rafassj.sor » Thu Apr 05, 2018 10:32 pm

Vc irá criar tópicos falando sobre esses softwares?

51M0N
Admin
Admin

Re: [Dicas] Bancada e softwares para eletrônica

Post by 51M0N » Fri Apr 06, 2018 8:43 am

Rafassj.sor wrote:
Thu Apr 05, 2018 10:32 pm
Vc irá criar tópicos falando sobre esses softwares?
Tempo esta um pouco corrido amigo, mas na medida do possível vou tentar falar sobre os softwares.
"Você, eu, nem ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente (...). É assim que se consegue vencer." by Rocky Balboa

Post Reply

Return to “Tutorial / Dicas / Videos”