[tutorial] blitz basic - 1º parte

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Kodo no Kami
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[tutorial] blitz basic - 1º parte

Post by Kodo no Kami » Thu Mar 09, 2017 6:44 am

e ae galera vou começar uma sequencia de tutoriais sobre programação em blitz basic, o motivo de ser o blitz basic e nao outra linguagem devido ser essa a IDE que eu tive os primeiros passos no mundo da programação, os primeiros programas que eu acabei condado, os primeiros bugs que eu quebrei a cabeça, a linguagem que eu perdi a virgindade (depois disso me tornei infomaniaco igual aqueles ninfomanicos que perde virgindade e so pensa nisso kkkk), bom galera primeira vez que eu programei na vida foi la para 2007 quando comprei um cd da digerati e veio ele junto (o cd tenho ate hoje *-* ), eu mexi menos de um ano nessa ide então não aprendi quase nada dela ja que começei a programar em seguida em pascal deixando basic de lado (se bem que eu aprendi vb e vbs um tempo depois entao a propria linguagem basic é tranquilo ensinar nesse tutorial o problema são as funções da propria IDE que vou ter que estudar a parte), o blitz basic é uma IDE ou melhor uma engine de desenvolvimento de jogos que usa a linguagem basic (dai o nome ne), existe o blitz basic 2d para desenvolvimento de jogos 2d e o blitz basic 3d para desenvolvimento de jogos 3d (na epoca veio o 2d porem nesse tutorial vamos usar o 3d que tambem da para programar para 2d), o blitz basic era uma engine comercial porem atualmente esta free (eu acho), podemos baixar ela direto pelo site oficial

site oficial

depois de baixar, instalar e executar caimos na aba principal (que nostalgia '-' )

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basta a gente apertar no menu file depois new para começar a programar

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vamos começar programando coisas simples como exibir um texto na tela, para a gente fazer isso usamos a função print seguido do texto sendo que esse texto deve ficar entre aspas ja que é uma string

Code: Select all

print "by kodo no kami"
Image

agora temos que salvar o codigo fonte para compilar, para isso apertamos no menu File depois em save e escolhemos o local para ser salvo, depois de salvo apertamos no menu Program depois "Run Program" para ver ele em execução (tem um problema ele abre e fecha rapidamente)

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para evitar isso colocamos um waitkey no final que so sera finalizado a janela quando o usuario aperta uma tecla

Code: Select all

print "by kodo no kami"
waitkey
Image

podemos usar quantos print a gente quiser

Code: Select all

print "by kodo no kami"
print "programando em blitz basic"
print "relembrando o passado"
print "======================"
waitkey
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se a gente precisar da uma quebra de linha podemos apenas usar print sem nenhum argumento

Code: Select all

print
print "kodo no kami"
print
print
print "blitz basic"
waitkey
Image

outra função semelhante ao print é o text sendo que o text nos permite escolher a posição onde sera imprimido, para isso passamos como argumento a posição horizontal, a posição vertical e por fim a string que vamos exibir sendo todos eles separados por virgula

Code: Select all

text 0,0,"kodo no kami"
text 0,20,"testando 123"
text 30,40,"eofclub"
text 100,0,"(fts315)"
waitKey
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para a gente criar o executavel basta apertar no menu "Program" depois "Create Executable" e por fim escolhemos onde sera salvo o executavel

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bom galera essa é a primeira parte do tutorial logo logo vou escrever a proxima \o

by kodo no kami
Image

que desagradavel ~ mirai kuriyama

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